Categories: Uncategorized

O conto do preço baixo

Reportagem do New York Times na semana passada fala da preocupação dos fabricantes de computadores com o surgimento dos “netbooks”, mini-computadores destinados a quem só quer recursos básicos. O temor é que os chineses conseguem produzir esse tipo de aparelho e vendê-lo pelo equivalente a R$ 1.000!!! Quem vai competir com eles?

Bem, o leitor já pode encontrar alguns desses aparelhos no Brasil e fazer o teste ao vivo. Será que compensa? A tentação é muito forte, mas para os apressadinhos (e aqueles que só fazem reclamar de preço) lembro que essa é uma armadilha perigosa. Imagino que todo mundo já comprou na vida um produto bem mais barato que a concorrência e se arrependeu depois, ao constatar sua má qualidade. Nestes tempos de pirataria, alguns produtos vêm tão certinhos (na aparência) que conseguem enganar bem. Isso vale para tênis, carro, uísque, relógio e, é claro, aparelhos eletrônicos.

Não tem mágica. Numa economia de mercado, ninguém vende caro porque quer. Se fizer isso, o cliente vai preferir comprar do concorrente. E, se o preço é baixo demais, é bom desconfiar. Claro, há exceções. Os serviços de TV paga no Brasil, por exemplo, são caros porque há pouca competição. E os bancos, tão criticados (com justiça) pelos altos juros que praticam, só conseguem fazê-lo porque seu maior cliente – que é o governo, com seus gastos fora de controle – aceita pagar. No mais, essa mania de querer levar vantagem em tudo é que às vezes faz o Brasil caminhar pra trás.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago