Categories: Uncategorized

Cotas: de novo!!!

Quem pensava que a idéia de criar cotas para programas nacionais nas grades das TVs por assinatura havia sido deixada de lado enganou-se. Agora, o tema mobiliza forças mais poderosas. Como a Globo é contra, ficaram a favor do projeto todas as suas concorrentes, a saber: Record, Band, Abril e as duas entidades que têm mais interesse no “negócio” (sim, este é o nome adequado). São elas o Congresso Brasileiro de Cinema, que reúne produtores e cineastas habitualmente de olho nos subsídios oficiais, e a ABIPTV (Associação Brasileira dos Produtores de Vídeo Independente), que quer aumentar seu espaço na programação de TV.

As cotas fazem parte do polêmico projeto-de-lei 29/2007, que o deputado Jorge Bittar tenta há meses colocar em votação na Câmara Federal. Já comentei aqui o que acho desse projeto, mas pelo que se viu e se debateu durante o Congresso da ABTA, encerrado nesta 4a. feira, a briga vai ser dura. A Globo é contra, claro, porque tem participação nas duas principais operadoras de TV paga (Net e Sky) e já domina a produção audiovisual nacional – inclusive co-produzindo ótimos filmes como “Se Eu Fosse Você”, de Daniel Filho. As outras… bem, as outras são a favor porque a Globo é contra, ora.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago