Categories: Uncategorized

Preços dos LCDs despencam

O anúncio, há poucos dias, de que a LG está reduzindo a produção de painéis LCD na Coréia, assim como os dois principais fabricantes chineses, acendeu uma luz de alerta no mercado. Segundo o correspondente do IDG News na China, o grande teste serão estes dois meses (agosto e setembro), quando terminam as promoções de verão no varejo americano. É lá que está o principal ponto de interrogação: será que a crise econômica vai atingir a venda de TVs, produto sagrado nos lares de Tio Sam?

Analistas de mercado acreditam que sim. Relatório recém-divulgado pela consultoria DisplaySearch diz que os fabricantes de TVs erraram em suas projeções para 2008 e acabaram comprando mais painéis do que deveriam. Só no segundo trimestre do ano, foram 117,9 milhões de painéis LCD vendidos para a indústria, que a partir deles produz displays de vários tamanhos. Foi um recorde. Pena que as vendas no varejo – principalmente nos EUA, mas também na China, os dois maiores mercados – não acompanharam essa expectativa.

Resultado: estoques altos, o que nunca pega bem em Wall Street. As ações dos principais fabricantes estão em queda, e para reverter a situação só mesmo derrubando os preços dos TVs para tentar seduzir os consumidores indecisos. Não sei no caso da China, mas para os EUA – em meio ao aumento do desemprego e dos preços dos combustíveis – essa sedução é pouco provável.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago