O anúncio, há poucos dias, de que a LG está reduzindo a produção de painéis LCD na Coréia, assim como os dois principais fabricantes chineses, acendeu uma luz de alerta no mercado. Segundo o correspondente do IDG News na China, o grande teste serão estes dois meses (agosto e setembro), quando terminam as promoções de verão no varejo americano. É lá que está o principal ponto de interrogação: será que a crise econômica vai atingir a venda de TVs, produto sagrado nos lares de Tio Sam?

Analistas de mercado acreditam que sim. Relatório recém-divulgado pela consultoria DisplaySearch diz que os fabricantes de TVs erraram em suas projeções para 2008 e acabaram comprando mais painéis do que deveriam. Só no segundo trimestre do ano, foram 117,9 milhões de painéis LCD vendidos para a indústria, que a partir deles produz displays de vários tamanhos. Foi um recorde. Pena que as vendas no varejo – principalmente nos EUA, mas também na China, os dois maiores mercados – não acompanharam essa expectativa.

Resultado: estoques altos, o que nunca pega bem em Wall Street. As ações dos principais fabricantes estão em queda, e para reverter a situação só mesmo derrubando os preços dos TVs para tentar seduzir os consumidores indecisos. Não sei no caso da China, mas para os EUA – em meio ao aumento do desemprego e dos preços dos combustíveis – essa sedução é pouco provável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *