Categories: Uncategorized

Dentro do nada!

Claro que o título da nota anterior é mera força de expressão. Mil Williams é apenas uma das pessoas que trabalharam no desenvolvimento e fabricação da Nautilus, que com toda razão tornou-se uma lenda no mundo do áudio. O verdadeiro “pai” dessa caixa acústica, se é que existe um único, foi John Bowers, fundador da B&W e seu principal diretor até morrer, em 1986.

Você deve estar achando que enlouqueci. Se o homem morreu em 86 e a caixa saiu em 93, o que ele tem a ver com isso? Bem, Bowers talvez não tenha sido a figura mais importante nesse projeto. Mas sua inspiração está por trás de praticamente tudo que a B&W fez e faz. O atual presidente é Jon Atkin, que tem como obsessão manter os princípios de Bowers: nunca abrir mão da qualidade, ainda que isso custe participação de mercado e, até, a perda de clientes; e valorizar sempre a música e a reprodução sonora fiel, seja numa caixa caríssima como a Nautilus, ou num produto mais, digamos, popular, como o Zeppelin, system para iPod que está chegando em setembro ao mercado brasileiro. Clique aqui para ler a história de Bowers.

Conversei bastante sobre isso, em Worthing, sede da B&W, com dois de seus principais líderes atualmente: John Dibb, responsável por vários projetos na história da empresa, e Michael Gough, a cabeça por trás do design. Vou passar detalhes dessas conversas nos próximos dias. Há histórias saborosas. Apenas uma, como exemplo: um casal de Londres brigou feio e a mulher, sabendo que as duas maiores paixões do marido eram uma picape 4×4 e um par de Nautilus, colocou as caixas na carroceria da picape e empurrou o veículo para o fundo de um lago.

Nunca subestime a capacidade de vingança de uma mulher magoada, já disse alguém.

Voltando à B&W, a visita de hoje teve momentos realmente marcantes. Pela primeira vez entrei numa câmera anecóica (foto), aquela sala que é usada para testes de acústica. Por uns três ou quatro segundos, fiquei sozinho ali dentro, num silêncio absoluto, tentando ouvir o nada!!! Sensação tão estranha quanto indescritível.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago