Claro que o título da nota anterior é mera força de expressão. Mil Williams é apenas uma das pessoas que trabalharam no desenvolvimento e fabricação da Nautilus, que com toda razão tornou-se uma lenda no mundo do áudio. O verdadeiro “pai” dessa caixa acústica, se é que existe um único, foi John Bowers, fundador da B&W e seu principal diretor até morrer, em 1986.

Você deve estar achando que enlouqueci. Se o homem morreu em 86 e a caixa saiu em 93, o que ele tem a ver com isso? Bem, Bowers talvez não tenha sido a figura mais importante nesse projeto. Mas sua inspiração está por trás de praticamente tudo que a B&W fez e faz. O atual presidente é Jon Atkin, que tem como obsessão manter os princípios de Bowers: nunca abrir mão da qualidade, ainda que isso custe participação de mercado e, até, a perda de clientes; e valorizar sempre a música e a reprodução sonora fiel, seja numa caixa caríssima como a Nautilus, ou num produto mais, digamos, popular, como o Zeppelin, system para iPod que está chegando em setembro ao mercado brasileiro. Clique aqui para ler a história de Bowers.

Conversei bastante sobre isso, em Worthing, sede da B&W, com dois de seus principais líderes atualmente: John Dibb, responsável por vários projetos na história da empresa, e Michael Gough, a cabeça por trás do design. Vou passar detalhes dessas conversas nos próximos dias. Há histórias saborosas. Apenas uma, como exemplo: um casal de Londres brigou feio e a mulher, sabendo que as duas maiores paixões do marido eram uma picape 4×4 e um par de Nautilus, colocou as caixas na carroceria da picape e empurrou o veículo para o fundo de um lago.

Nunca subestime a capacidade de vingança de uma mulher magoada, já disse alguém.

Voltando à B&W, a visita de hoje teve momentos realmente marcantes. Pela primeira vez entrei numa câmera anecóica (foto), aquela sala que é usada para testes de acústica. Por uns três ou quatro segundos, fiquei sozinho ali dentro, num silêncio absoluto, tentando ouvir o nada!!! Sensação tão estranha quanto indescritível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *