Categories: Uncategorized

Blu-ray vs. DVD 2.0?

Alguns leitores perguntam o que achei do novo DVD Toshiba, aquele que veio para derrubar o Blu-ray e que alguns estão chamando, maldosamente, de “DVD 2.0″ (como se estivessem para surgir as versões 3.0, 4.0 e assim por diante). Bem, como disse na nota anterior, a demonstração na IFA estava excelente, como costuma acontecer em feiras. Mas não havia nenhum Blu-ray por perto para se fazer uma comparação criteriosa, e seria injusto julgar nessas condições.

À primeira vista, me pareceu que o Blu-ray ainda é superior. O problema – que só conseguiremos resolver mais à frente, quando o produto estiver efetivamente no mercado – é o tamanho dessa superioridade. Me inclino a concordar com a Toshiba quando afirma que a maioria das pessoas está satisfeita com seu DVD e só irá trocá-lo por algo infinitamente melhor, ou cuja diferença de preço não seja tão gritante. Ainda não me convenci de que precisamos ter resolução 1080p em telas de 40 ou até 50 polegadas. A distância que normalmente mantemos em relação ao display (3 ou 4 metros) admite perfeitamente a resolução 720p e, em alguns casos, até 480p. Já para projetores e para o plasma de 150” da Panasonic, que estamos vendo de novo aqui em Berlim, é outra história.

Mas, como disse, teremos que esperar para ver (e bem de perto) os dois aparelhos lado a lado. Alguém se arrisca a dar um veredito taxativo nessa história?

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Tem como colocar uma resolução de 1280x720 em um DVD? Se sim, porque não se pensou nisso antes. Aí poderia-se aproveitar a resolução das TV HDTV Heady sem nenhuma perda praticamente e ainda utilizar o DVD de sua casa.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

6 dias ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

6 dias ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

1 semana ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago