Categories: Uncategorized

Chegou a super-imagem

Os primeiros relatos dizem que foi um sucesso absoluto a estréia do sistema Super Hi-Vision, desenvolvido pela rede japonesa NHK e exibido pela primeira vez a uma platéia ocidental nesta 2a. feira, em Amsterdam, durante a edição 2008 da IBC (International Broadcast Conference). Em parceria com a BBC, os japoneses querem fazer deste um novo padrão para exibição de imagem large venue, ou seja, em grandes espaços.

Como já expliquei aqui, o Super Hi-Vision atinge resolução de 7.680×4.320, totalizando 32 milhões de pixels, ou seja, 16 vezes o Full-HD. A foto mostra uma das sessões de exibição. Bem, o evento é fechado para convidados, quase todos especialistas dos setores de TV, cinema, entretenimento e da indústria de projetores e displays. Mas, para se ter uma idéia da sua importância, a BBC instalou no centro de Londres um telão de 6 metros de largura com link via fibra óptica para Amsterdam. De lá, imagens geradas em altíssima definição puderam ser vistas à beira do Rio Tâmisa.

E mais: tudo coordenado a partir da sede da RAI, em Turim, Itália, onde um servidor processava os sinais para transmitir via satélite. Para quem gosta de especificações, vejam esta: o tal servidor comprime o sinal nativo do Super Hi-Vision, de 24 gigabits por segundo, para 140 megabits. E tudo saiu perfeito.

Segundo a BBC, o sistema ainda leva uns dez anos para chegar ao segmento doméstico. Mas, antes disso, há um enorme mercado de cinemas, centros de eventos, universidades, salas de conferência etc. a ser conquistado. E, em 2.012, a emissora irá comandar as transmissões das Olimpíadas de Londres, já em Hi-Vision. Todo mundo vai querer ver.

Comentário de Alex Lane, editor da revista What Satellite & Digital TV: “Acho que vou precisar de uma parede maior lá em casa”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago