Categories: Uncategorized

Sinal digital mais forte

Enquanto no Brasil se discute se o preço do conversor digital (set-top-box) deve ou não ser mais baixo, aqui nos EUA a indústria enfrenta um outro desafio: produzir conversores capazes de melhorar a recepção do sinal. Sim, aqui eles também têm esse problema: em algumas regiões, é muito difícil captar o sinal das emissoras. A diferença é que os esforços para encontrar uma solução são integrados entre governo, emissoras e fabricantes, e não cada qual defendendo seus interesses como no Brasil.

Esta semana, por exemplo, a Dish Networks – que produz conversores e antenas – anunciou o lançamento de um tuner mais avançado que os convencionais, para otimizar o sinal digital. O DTVPal Plus (foto) tem preço sugerido de US$ 69, mas graças à campanha do governo para estimular a transição da TV analógica para a digital esse valor pode cair até US$ 29. Isso mesmo: menos de 30 dólares! Isso se o comprador adquirir um dos cupons de desconto da NTIA (National Telecommunications and Information Administration), que equivale aqui ao nosso Ministério das Comunicações (viram quanta diferença???).

O órgão criou até um site para esclarecimento da população (www.dtv2009.gov), onde se pode comprar o cupom e obter mais informações sobre a TV Digital.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago