Enquanto no Brasil se discute se o preço do conversor digital (set-top-box) deve ou não ser mais baixo, aqui nos EUA a indústria enfrenta um outro desafio: produzir conversores capazes de melhorar a recepção do sinal. Sim, aqui eles também têm esse problema: em algumas regiões, é muito difícil captar o sinal das emissoras. A diferença é que os esforços para encontrar uma solução são integrados entre governo, emissoras e fabricantes, e não cada qual defendendo seus interesses como no Brasil.

Esta semana, por exemplo, a Dish Networks – que produz conversores e antenas – anunciou o lançamento de um tuner mais avançado que os convencionais, para otimizar o sinal digital. O DTVPal Plus (foto) tem preço sugerido de US$ 69, mas graças à campanha do governo para estimular a transição da TV analógica para a digital esse valor pode cair até US$ 29. Isso mesmo: menos de 30 dólares! Isso se o comprador adquirir um dos cupons de desconto da NTIA (National Telecommunications and Information Administration), que equivale aqui ao nosso Ministério das Comunicações (viram quanta diferença???).

O órgão criou até um site para esclarecimento da população (www.dtv2009.gov), onde se pode comprar o cupom e obter mais informações sobre a TV Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *