Categories: Uncategorized

Ecologia como ponto de venda

O que mais está me chamando atenção aqui na CEATEC é a preocupação de quase todos os fabricantes com a questão ambiental. É difícil encontrar um estande onde não haja pelo menos uma referência ao assunto, seja com produtos que consomem menos energia, seja com políticas de reciclagem ou com o uso de componentes menos agressivos à natureza.

A Panasonic, por exemplo, que eu saiba a empresa que primeiro levou o assunto a sério, ainda na década passada, montou em seu estande um verdadeiro mostruário de peças usadas em seus equipamentos e que são recicladas. Tanto as partes metálicas quanto as plásticas, incluindo até pequenos parafusos, foram colocados em pequenos frascos de vidro para que todo mundo veja como a empresa atua nessa área. Sem dúvida, um belo marketing (no caso, posso testemunhar que a empresa realmente pratica o que diz, pois conheci sua unidade de reciclagem, perto de Osaka, três anos atrás).

Mas, pelo menos aqui na CEATEC, quem mais está valorizando a questão do meio ambiente é a Sharp. A empresa montou duas maquetes espetaculares – sou suspeito para comentar, porque adoro maquetes em geral. Fiz até um vídeo, disponível aqui. Eles montaram uma “cidade” inteira alimentada por painéis de energia solar, com prédios, carros e tudo mais. Um show de criatividade e – se realmente for pra valer – de respeito à natureza.

Aliás, na semana que vem devo conhecer a fábrica de LCDs da Sharp, na cidade de Kameyama, próximo a Nagoya. E quero ver de perto como eles tratam essa questão. Sei que há um investimento enorme na tecnologia de captação solar. Aliás, o Japão é campeão nas preocupações ambientais. Não é por acaso que aqui foi assinado o famoso (e tão maltratado) Protocolo de Kyoto.

Em tempo: nossa cobertura da CEATEC (tem muita coisa interessante) está no site www.hometheater.com.br. Aguardo os comentários (positivos ou negativos) de todos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago