Categories: Uncategorized

Com tecnologia, sem marketing

É estranho mesmo esse mundo. O Japão talvez seja o país onde a tecnologia está mais disseminada entre a população. Você vê isso em cada esquina: praticamente todo mundo tem celular, até o vendedor de frutas na rua, o jardineiro que cuida da grama na avenida onde fica meu hotel e as milhares de pessoas na estação do metrô. E, no entanto, dentro da CEATEC, que deveria ser o paraíso da tecnologia, encontro coisas que não dá para entender.

A moça que me atende no estande da Mitsubishi, por exemplo, não sabe o que é um press-kit (material que as empresas normalmente distribuem aos jornalistas). Não sabia mesmo! Ficou pensando um tempão até saber do que eu estava falando… No estande da Microsoft, a pobre atendente não quis me deixar fotografar – o que é um absurdo em se tratando de um evento aberto ao público, certo? Nos outros eventos a que tenho ido, é tudo tão simples: as pessoas nos enchem de material, geralmente gravado em CD ou até – como está ficando na moda, por ser bem mais simples – um mero pen-drive trazendo zilhões de informações.

Aqui, na Toshiba, quando pedi o tal press-kit o rapaz me entregou uma (isso mesmo: uma) folha de papel falando do novo DVD player de alta definição; sendo que o enorme estande da empresa tinha pelo menos mais uns 30 produtos em exibição.

Tudo isso em meio ao maior desfile de inovações tecnológicas que já tive a oportunidade de ver num único evento. Definitivamente, os japoneses dão banho de tecnologia e criatividade. E também de simpatia. Mas ainda têm muito que aprender em termos de marketing.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

14 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago