Categories: Uncategorized

Com tecnologia, sem marketing

É estranho mesmo esse mundo. O Japão talvez seja o país onde a tecnologia está mais disseminada entre a população. Você vê isso em cada esquina: praticamente todo mundo tem celular, até o vendedor de frutas na rua, o jardineiro que cuida da grama na avenida onde fica meu hotel e as milhares de pessoas na estação do metrô. E, no entanto, dentro da CEATEC, que deveria ser o paraíso da tecnologia, encontro coisas que não dá para entender.

A moça que me atende no estande da Mitsubishi, por exemplo, não sabe o que é um press-kit (material que as empresas normalmente distribuem aos jornalistas). Não sabia mesmo! Ficou pensando um tempão até saber do que eu estava falando… No estande da Microsoft, a pobre atendente não quis me deixar fotografar – o que é um absurdo em se tratando de um evento aberto ao público, certo? Nos outros eventos a que tenho ido, é tudo tão simples: as pessoas nos enchem de material, geralmente gravado em CD ou até – como está ficando na moda, por ser bem mais simples – um mero pen-drive trazendo zilhões de informações.

Aqui, na Toshiba, quando pedi o tal press-kit o rapaz me entregou uma (isso mesmo: uma) folha de papel falando do novo DVD player de alta definição; sendo que o enorme estande da empresa tinha pelo menos mais uns 30 produtos em exibição.

Tudo isso em meio ao maior desfile de inovações tecnológicas que já tive a oportunidade de ver num único evento. Definitivamente, os japoneses dão banho de tecnologia e criatividade. E também de simpatia. Mas ainda têm muito que aprender em termos de marketing.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago