Categories: Uncategorized

Ecologia como ponto de venda

O que mais está me chamando atenção aqui na CEATEC é a preocupação de quase todos os fabricantes com a questão ambiental. É difícil encontrar um estande onde não haja pelo menos uma referência ao assunto, seja com produtos que consomem menos energia, seja com políticas de reciclagem ou com o uso de componentes menos agressivos à natureza.

A Panasonic, por exemplo, que eu saiba a empresa que primeiro levou o assunto a sério, ainda na década passada, montou em seu estande um verdadeiro mostruário de peças usadas em seus equipamentos e que são recicladas. Tanto as partes metálicas quanto as plásticas, incluindo até pequenos parafusos, foram colocados em pequenos frascos de vidro para que todo mundo veja como a empresa atua nessa área. Sem dúvida, um belo marketing (no caso, posso testemunhar que a empresa realmente pratica o que diz, pois conheci sua unidade de reciclagem, perto de Osaka, três anos atrás).

Mas, pelo menos aqui na CEATEC, quem mais está valorizando a questão do meio ambiente é a Sharp. A empresa montou duas maquetes espetaculares – sou suspeito para comentar, porque adoro maquetes em geral. Fiz até um vídeo, disponível aqui. Eles montaram uma “cidade” inteira alimentada por painéis de energia solar, com prédios, carros e tudo mais. Um show de criatividade e – se realmente for pra valer – de respeito à natureza.

Aliás, na semana que vem devo conhecer a fábrica de LCDs da Sharp, na cidade de Kameyama, próximo a Nagoya. E quero ver de perto como eles tratam essa questão. Sei que há um investimento enorme na tecnologia de captação solar. Aliás, o Japão é campeão nas preocupações ambientais. Não é por acaso que aqui foi assinado o famoso (e tão maltratado) Protocolo de Kyoto.

Em tempo: nossa cobertura da CEATEC (tem muita coisa interessante) está no site www.hometheater.com.br. Aguardo os comentários (positivos ou negativos) de todos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago