Categories: Uncategorized

A bordo do trem-bala

Amigos, acabei de chegar na cidadezinha de Tsu, litoral central da ilha de Honshu, a mesma onde fica Tóquio. Foram quase três horas no trem-bala, com uma parada em Nagoya. Façam as contas: dá mais de 400km. Ou seja, uns 130km por hora. Devagar, não? É, mas tem uma explicação. No caminho, passamos por uma série de cidades médias, cheias de indústrias: Toshiba, Yamaha, Toyota, Shiseido, Ajinomoto, Sony, Fuji, Seiko, todos nomes familiares a nós, brasileiros. Foram várias paradas, e além disso é uma cidade colada na outra, daí porque, acredito, o trem não pode correr muito.

Por dentro, o trem-bala (Shinkansen) parece um avião: conforto, limpeza e até aeromoça simpática. O trecho Nagoya-Tsu, fiz num trem um pouco mais modesto, mas ainda assim dá de goleada nos trens brasileiros, na maioria dos quais mal tenho coragem de entrar. Incrível como se chega fácil a todo lugar no Japão viajando de trem. Já comentei isso também da Alemanha. Esses países possuem os melhores carros do mundo e, no entanto, não desprezam o investimento em ferrovias. As estações de trem de Tóquio e Nagoya parecem aeroportos! E nem preciso dizer que tudo funciona como um relógio. Ao comprar o bilhete em Tóquio, o atendente me explicou: meu horário de chegada em Tsu seria 15h19. Errou: eram 15h20 quando o trem parou na estação.

Que serviço ruim! Vou reclamar no “Plocon”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago