Morita foi, sem dúvida, um gênio do design e da engenharia, mas Matsushita foi um dos empresários mais inventivos e pró-ativos que já existiram. Notem que já em 1927 ele criou jornais internos para se comunicar com seus funcionários, clientes e fornecedores. Uma ousadia para a época. Na década de 30, estruturou sua empresa em divisões, dando mais poder aos gerentes, e estabeleceu a prática – hoje comum – dos programas de treinamento, algo tido na época como “perigoso”. Afinal, empregados bem treinados poderiam sair da empresa e ir trabalhar em concorrentes!
Mais tarde, a Matsushita foi a primeira a criar centros de pesquisa e desenvolvimento fora das fábricas, em ambientes dedicados; estruturar planos de negócios de longo prazo; e montar uma rede de assistências técnicas autorizadas, algo que até então ninguém tinha pensado.
Tudo isso pode parecer simples, aos olhos de hoje. Afinal, muitas empresas fazem essas coisas. Mas pense como era o mundo há 40, 50 anos atrás. Pois é, Matsushita pensou nisso antes. E deu no que deu. Hoje, a Panasonic é um dos maores grupos industriais do mundo. E colhe os frutos das idéias de seu fundador.
Para quem se interessar, existem em sebos dois livros escritos pelo sr. Matsushita que valem mais do que uma centena de livros de auto-ajuda: “Administração, Decisão e Responsabilidade” e “Não Vivemos Somente pelo Pão”. Procure no site Estante Virtual.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…