Categories: Uncategorized

O Natal dos americanos

Como faz sempre nesta época do ano, a CEA (Consumer Electronics Association) divulgou hoje suas previsões para o fim de ano e sua pesquisa sobre as expectativas do consumidor americano. Como diz o redator da revista Twice, uma boa e uma má notícia. A boa é que haverá Natal para a indústria eletrônica (muitos achavam que não iria haver); a má é que as vendas serão metade do que foram no ano passado.

A CEA calcula um aumento de 3,5% nas vendas do comércio de eletrônicos no final de ano, sendo que um único segmento de produtos (os celulares) será responsável por 1,7% – este é o efeito iPhone. Mas os analistas parecem ter encarado essa previsão até com certo alívio. Diante de tantas notícias ruins na economia americana nos últimos meses, o pessimismo tomou conta do mercado. Mas, ao ver as estatísticas gerais, constata-se que o setor de eletrônicos até que não está tão ruim. As pessoas estão cortando várias outras despesas de seus orçamentos domésticos e tentando preservar, pelo menos em parte, o velho hábito de adquirir no Natal os chamados gadgets.

Alguns dados curiosos da pesquisa:

* Entre os itens que os americanos pretendem cortar ou diminuir por causa da crise, destacam-se: comer em restaurantes (65%), viajar de férias (60%), móveis ou produtos de decoração (59%) e, em quarto lugar, eletrônicos (58%).

* Mas somente 31% falam em reduzir as despesas com TV a cabo, o que significa que pretendem passar mais tempo dentro de casa.

* Dos diversos segmentos da indústria eletrônica, o que deve crescer mais neste final de ano é o de GPS (30%), seguido pelos celulares (11%). Áudio e vídeo (que inclui MP3 players e filmadoras) tem previsão de apenas 3,9%.

* E na lista dos 10 produtos mais desejados, aparecem este ano, pela primeira vez, os itens: celular, GPS e DVR. Embora laptops e TVs continuem sendo os preferidos do público adulto.

Para ver a pesquisa em detalhes, clique aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago