Categories: Uncategorized

Os testes dos TVs de LED

O excelente site americano CNet News acaba de divulgar o primeiro teste comparativo entre TVs da geração LED. São os TVs LCD sem painel backlight, ou melhor, com um painel ultra-fino formado de pequenos sensores luminosos que substituem as lâmpadas tradicionais. Essa tecnologia é apontada como a sucessora dos LCDs atuais, por ser mais barata, mais durável, com maior índices de brilho e contraste e menor consumo de energia.

Tudo de bom, certo? Bem, nem tanto. Segundo os avaliadores, a comparação entre o modelo KDL55-XBR8, da Sony, e o LN-46A950, da Samsung, o primeiro ganhou na qualidade de imagem e em alguns recursos, mas perdeu feio na relação custo-benefício. Enquanto o Samsung, de 46″, está sendo vendido no mercado americano pelo preço médio de 2.900 a 3.500 dólares, o Sony (de 55″) está na faixa dos US$ 7.000. Bela diferença, mesmo considerando as 9 polegadas a mais. David Katzmaier, redator do site, conta que o Sony foi melhor no item mais importante para um TV: o nível de preto, que o fabricante conseguiu aperfeiçoar sensivelmente.

Mas o mais interessante desse teste comparativo foi a constatação de que, embora de excelente qualidade, nenhum dos dois LCDs se aproximou da performance do Pioneer Elite Kuro, um plasma. Este, de 50″, está cotado nas lojas dos EUA entre 3.760 e 4.500 dólares. Segundo o pessoal do CNet, é o melhor TV de tela fina que eles já testaram. Uma dica: esses caras são sérios.

Para quem quiser ver os detalhes, aqui estão os links:

Sony KDL55-XBR8

Samsung LN-46A950

Pioneer Elite PRO-111FD

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • É que a tecnologia plasma ainda é a melhor, embora as pessoas insistam em dizer que o LCD é superior. A taxa de contraste e o realismo das imagens é insuperável. Além disso, o consumo de energia é muito similar ao dos LCD, ao contrário do que muitos apregoam por aí. É incompreensível que as pessoas caiam no "conto do vigário" de que o LCD "é muito superior". Até se compreende que em alguns itens ele supera o plasma, mas no somatório este último é superior.

  • Não sou entusiasta de nenhuma das duas tecnologias. Simplesmente estou interessado na melhor imagem, independente de como esta é gerada. No entanto, li o review das três TVs e pelo que pude depreender do texto, a Samsung está um pouco abaixo, enquanto a Pioneer e a Sony estão praticamente num mesmo patamar, inclusive com relação ao contraste, que é o ponto em que os entusiastas do plasma teimam em afirmar uma superioridade absoluta. O fato é que a Sony ainda está bem mais cara, portanto a Pioneer seria melhor negócio. Simples assim. Mas daí a dizer que a imagem das LCD (Sony e Samsung) não chega nem perto das Plasma (Pioneer), só explica-se por ser tendencioso ou por não conseguir interpretar corretamente o texto.

  • Tenho feito diversos comparativos entre LCD e Plasma. E percebo ligeira vantagem para o Plasma. Principalmente no quesito contraste! Apesar da evolucao dos novos LCD c/ 120 Hz, ainda os tons de cinza, preto, e naturalidade das imagens dos tv`s de Plasma sao superiores!

  • Olha só eu tenho uma tv LG scarlet a lg80 lcd e ja vi tambem a de plasma umas tem todas tem suas vantagens e seus defeitos,a vantagem da lcd é que ela é para ambiente claro ja a plasma ja é para ambiente escuro é o que eu ja vi e percebi so nesse requisito,mais ja me falarm que a plasma da panasonic ja é a melhor de todas tvs de plasma.Eu ja tive uma sony a imagem é espetacular tambem so nao gostei do audio é muito abafado peloque eu ouvi.Grato Joca

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago