Categories: Uncategorized

TV Digital, sem pressa

O Fórum da TV Digital quer fazer uma campanha publicitária para estimular o uso de conversores e a adesão da população às transmissões, que já cobrem sete capitais (a oitava deve ser Porto Alegre, a partir de novembro). Quem deu a informação foi Morris Arditti, diretor da Gradiente e membro do Fórum, durante a Futurecom, realizada esta semana em São Paulo. Segundo ele, será aberta concorrência para escolha de uma agência de publicidade que crie a campanha, ainda sem data para ir ao ar.

O Fórum, como se sabe, é composto por emissoras e fabricantes; teoricamente, não sofre interferência do governo. E, embora todos digam que a implantação da TV Digital no Brasil segue o mesmo ritmo de outros países, a verdade é que todos estão decepcionados com as vendas dos equipamentos até agora. Para os fabricantes, já ficou claro que não compensa fabricar conversores (set-top-box), pelo menos enquanto não for possível embutir neles um software de interatividade – que seria, este sim, um grande atrativo. Como as emissoras não se interessam em prestar serviços interativos, ninguém consegue enxergar uma saída.

E vem aí um complicador a mais: as eleições de 2010. O ministro Helio Costa não esconde que quer se candidatar a governador de Minas, e para isso irá precisar de muito apoio (financeiro, inclusive). Os financiamentos que ele havia prometido para estimular a expansão da TV Digital não saíram até hoje, e com a atual crise econômica não vão sair tão cedo.

Nesse quadro, haja criatividade para bolar uma campanha que faça o público aderir à novidade.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

6 horas ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago