O Fórum da TV Digital quer fazer uma campanha publicitária para estimular o uso de conversores e a adesão da população às transmissões, que já cobrem sete capitais (a oitava deve ser Porto Alegre, a partir de novembro). Quem deu a informação foi Morris Arditti, diretor da Gradiente e membro do Fórum, durante a Futurecom, realizada esta semana em São Paulo. Segundo ele, será aberta concorrência para escolha de uma agência de publicidade que crie a campanha, ainda sem data para ir ao ar.

O Fórum, como se sabe, é composto por emissoras e fabricantes; teoricamente, não sofre interferência do governo. E, embora todos digam que a implantação da TV Digital no Brasil segue o mesmo ritmo de outros países, a verdade é que todos estão decepcionados com as vendas dos equipamentos até agora. Para os fabricantes, já ficou claro que não compensa fabricar conversores (set-top-box), pelo menos enquanto não for possível embutir neles um software de interatividade – que seria, este sim, um grande atrativo. Como as emissoras não se interessam em prestar serviços interativos, ninguém consegue enxergar uma saída.

E vem aí um complicador a mais: as eleições de 2010. O ministro Helio Costa não esconde que quer se candidatar a governador de Minas, e para isso irá precisar de muito apoio (financeiro, inclusive). Os financiamentos que ele havia prometido para estimular a expansão da TV Digital não saíram até hoje, e com a atual crise econômica não vão sair tão cedo.

Nesse quadro, haja criatividade para bolar uma campanha que faça o público aderir à novidade.

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