Categories: Uncategorized

A virada dos notebooks

Há quem diga que até o ano que vem o mercado brasileiro de notebooks será maior que o de desktops. Ou seja, os portáteis responderão por mais de 50% do mercado total de computadores. Não duvido. Pois nos EUA essa barreira acaba de ser quebrada: no terceiro trimestre de 2008, pela primeira vez na História os fabricantes entregaram às lojas do País mais notebooks do que computadores de mesa (55,2%), segundo o IDC.

Diz o órgão de pesquisas que foram mais de 9,5 milhões de notebooks vendidos pela indústria entre julho, agosto e setembro, o que significa um crescimento de 18% sobre os mesmos três meses de 2007. Nesse segmento, a crise econômica ainda não teria provocado seus efeitos, e com a temporada de volta às aulas era mesmo previsto um aumento nas vendas. “As pessoas estão começando a considerar o notebook um item de primeira necessidade, e não apenas uma opção secundária”, comentou David Daoud, analista do IDC.

Além disso, diz ele, grandes fabricantes – como Sony, Toshiba, Lenovo e Acer – estão intensificando seus esforços para vender mais notebooks. Na divisão com os desktops, os portáteis já representam para essas empresas mais de 65% dos negócios nos EUA.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O Notebook é prático,porém frágil e dificil de se realizar upgrades.Fica-se limitado ao fabricante

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago