Categories: Uncategorized

Poço sem fundo (2)

A propósito do comentário anterior, o colunista Celso Ming, do Estadão, vem alertando para essa questão da ajuda pública a empresas em dificuldades. Lembra ele que esse assunto já está gerando o primeiro conflito na transição entre os governos Bush e Obama, nos EUA. Bush é contra ajudar as montadoras de automóveis, ainda que a mais ameaçada seja a GM, a maior de todas; Obama, que teve em sua campanha forte apoio dos sindicatos da região de Detroit, onde se concentram as fábricas de automóveis, quer a todo custo encontrar uma solução.

O problema é que, se o governo ajudar a GM, terá uma fila quilométrica de empresas, de vários setores, querendo o mesmo tratamento. E aí não há dinheiro que chegue. Como lembra Ming, tudo acaba desembocando na questão política. No Brasil, os recentes pacotes de ajuda anunciados por Lula e pelos governadores de São Paulo e Minas têm a ver com as eleições de 2.010. Nos EUA, como as eleições já passaram, tudo terá que passar pela análise do Congresso. Este quase não aprova a ajuda aos bancos, que era muito mais importante, e provavelmente criará restrições a ajudar as montadoras.

A diferença, mais uma vez, é que aqui bastará Lula querer e pronto. O Congresso poderá espernear, mas com uma liberação de verbas aqui, outra ali, o problema se resolve. E o contribuinte que pague a conta.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago