Categories: Uncategorized

Saindo de fininho…

Fiquei sabendo esta semana que a Philips não irá participar da CES, em janeiro. Será a primeira vez que a gigante holandesa se ausenta do evento mais importante da indústria. À primeira vista, pode parecer sinal de fraqueza. Mas não é bem assim. A empresa terceirizou todos os seus negócios na América do Norte, e a CES, como se sabe, é um evento muito focado no mercado americano.

Na verdade, o que a Philips fez foi um acordo com a japonesa Funai, que desde meados deste ano tornou-se responsável pela comercialização de seus produtos nos EUA e Canadá. Primeiro, foram os televisores, agora os DVD e Blu-ray players, além de sistemas de home theater. A disputa contra chineses e coreanos, cada vez mais acirrada, parece que não vale mais a pena para os holandeses, que preferem se concentrar em outros segmentos.

Segundo fui informado, a decisão vale apenas para a América do Norte. Não afeta os negócios da Philips na Europa, que sempre foram sua prioridade. Mas é um indicador: a empresa não quer mais perder dinheiro, no que faz muito bem. Quanto ao Brasil e à América Latina, há um enorme ponto de interrogação. O presidente é interino (o titular, Paulo Zottolo, saiu há cerca de dois meses), e enquanto não for escolhido o novo, nada – ou muito pouco – poderá ser feito.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O interessante, Orlando, é que este ano a CES está oferecendo, a pouco mais de um mês do evento, um bom desconto nas diárias dos principais hotéis conveniados de Las Vegas. É a primeira vez que isto acontece, se me lembro bem. Sinal dos tempos de recessão? Vamos ver se este ano a CES consegue reunir as 150 mil presenças dos anos anteriores.

  • A Philips está aos poucos largando o mercado americano. Aqui ela vai seguir os passos de seus concorrentes e focar no varejo. Mercado especializado não é seu foco mais aqui no Brasil, tanto que colocou para atender estes profissionais uma pessoa com eterno mau humor e sempre reclamando da empresa que trabalha e dos próprios clientes. Escrevam o que digo: O mercado especializado de áudio e vídeo está com seus dias contados no Brasil.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago