Categories: Uncategorized

A internet e os jovens

Estudo publicado nos EUA pela MacArthur Foundation – uma das entidades mais interessantes da atualidade, com grandes trabalhos sociais, mas também nas áreas de meio ambiente e tecnologia – revela detalhes da relação entre os jovens e a web. Os pesquisadores concluíram que, ao contrário do que muitos (eu inclusive) pensam, o tempo que a maioria dos jovens passa navegando, seja em sites, blogs ou redes sociais, é extremamente produtivo. Além de ajudá-los a formar sua personalidade, essa atividade virtual é muito importante para que os jovens se tornem mais confiantes e seguros quando têm que tomar alguma decisão em suas vidas.

Será mesmo? O ponto de partida da pesquisa, que entre 2005 e 2008 entrevistou dezenas de jovens em vários países (pessoalmente e via web), é que as redes de relacionamento em que eles se envolvem hoje são mais importantes em sua formação do que o próprio relacionamento com os adultos, inclusive seus pais. Claro, a pesquisa considera que a maioria se relaciona com pessoas da mesma faixa etária – o que pode ter sido verdadeiro no âmbito do trabalho em si, mas não é necessariamente o que acontece na vida real. Bem, mas essa é outra história.

O importante, na minha opinião, é a constatação de uma mudança de comportamento significativa dos jovens de hoje em relação às gerações anteriores. “A juventude atual também busca afirmação e autonomia, como no passado. Só que, para isso, utiliza meios que nem existiam dez anos atrás, como redes sociais, jogos interativos, sites de troca de arquivos, iPods e celulares. Trata-se de um mundo novo para se comunicar, fazer amigos, se divertir e se exprimir”, diz a introdução do estudo, que pode ser lida aqui.

No mínimo, é uma preciosa fonte para pais, filhos e educadores aprenderem a conviver melhor com esse novo mundo.

 

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

5 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 semana ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago