Categories: Uncategorized

Mídia impressa e mídia on-line

Entre as vítimas da crise econômica internacional, já podemos incluir um bom número de publicações impressas que estão deixando de circular. A notícia mais recente refere-se à PC Magazine, uma das mais tradicionais revistas de informática do planeta. Fundada em 1982, teve durante anos edições mensais que pareciam listas telefônicas, com 600 ou 700 páginas, a maioria de anúncios. A editora Ziff Davis comunicou na semana passada que, a partir de janeiro, irá manter apenas o site www.pcmag.com, descontinuando a edição impressa.

Venho acompanhando há pelo menos dois anos – portanto, bem antes da atual crise – esse movimento de migração das mídias tradicionais para as on-line. Nesse período, jornais como The New York Times e Financial Times passaram a disponibilizar na internet todo o seu conteúdo, gratuitamente, diante da evidência de que dessa forma atingem um contingente de leitores muito maior. Faltava ainda o “pulo do gato”: a receita publicitária da internet teria que cobrir os custos. Pelo visto, isso agora começa a acontecer.

No caso da PC Magazine, diz a editora, a receita on-line já representa 70% de todo o faturamento da revista, o que é auto-explicativo. E, pelo que vejo no blog Alley Insider, que discute os negócios da indústria de tecnologia em geral, ninguém irá sentir muita falta do papel. Há os saudosistas, é claro, aqueles que ainda acham que não dá para levar o computador para ler na praia ou na cama, mas estes também parecem ser espécies em extinção.

No Brasil, ouço que algumas editoras estão se antecipando à crise de 2009 e já cortando empregos e até publicações inteiras, com suas respectivas equipes. Ao contrário do que ocorre nos EUA, não estão colocando em seus lugares sites ou outros veículos on-line que possam atender a seus leitores “órfãos”. Uma pena. E talvez uma prova de que ainda não entenderam o que significa a internet.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

4 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago