Categories: Uncategorized

Qual game consome mais?

Você é um gamemaníaco? Daqueles que passam horas jogando, até doer as mãos? Pois saiba que você pode estar sendo responsável por boa parte do consumo de energia em sua casa. Se for o seu filho, olho nele!

O recado vem da empresa americana Ecos, especializada em meio ambiente, e do National Resources Defense Council, espécie de ONG dedicada ao mesmo assunto. Segundo o site CNET, eles fizeram testes comparativos com os principais consoles de videogame, para verificar quanto gastam de energia, não apenas quando estão sendo usados mas também quando em standby. Isso mesmo: os pesquisadores concluíram que a maioria dos jogadores tem o hábito de não desligar seus consoles quando interrompem o jogo para, por exemplo, ir ao banheiro ou atender ao telefone.

E qual é o problema desse hábito? Simples: em standby, o aparelho continua consumindo quase a mesma quantidade de energia. Considerando os custos da energia nos EUA, o estudo calculou que o prejuízo pode chegar a 100 dólares por ano (veja a tabela). Dizem eles que o Wii, da Nintendo, é o que consome menos (16 watts) – até aí, nenhuma novidade. O problema é que os dois games concorrentes – PlayStation 3, da Sony, e XBox 360, da Microsoft – consomem demais: 150W e 119W, respectivamente. E não oferecem ao usuário a opção de acionar o desligamento automático. Fui checar com o pessoal da Microsoft Brasil, e eles garantem que a versão brasileira do XBox oferece essa opção no menu.

De qualquer forma, a Ecos e o NRDC querem que os fabricantes incluam esse recurso automático nas próximas versões dos aparelhos. Vamos ver o que eles dizem. Enquanto isso, você aí que gosta de jogar tanto que até esquece a hora de comer, pode dar a sua pequena contribuição desde já: é só desligar seu console quando para de jogar. Simples, não?

Aos interessados, este é o link para o estudo.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

5 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 semana ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago