Você é um gamemaníaco? Daqueles que passam horas jogando, até doer as mãos? Pois saiba que você pode estar sendo responsável por boa parte do consumo de energia em sua casa. Se for o seu filho, olho nele!

O recado vem da empresa americana Ecos, especializada em meio ambiente, e do National Resources Defense Council, espécie de ONG dedicada ao mesmo assunto. Segundo o site CNET, eles fizeram testes comparativos com os principais consoles de videogame, para verificar quanto gastam de energia, não apenas quando estão sendo usados mas também quando em standby. Isso mesmo: os pesquisadores concluíram que a maioria dos jogadores tem o hábito de não desligar seus consoles quando interrompem o jogo para, por exemplo, ir ao banheiro ou atender ao telefone.

E qual é o problema desse hábito? Simples: em standby, o aparelho continua consumindo quase a mesma quantidade de energia. Considerando os custos da energia nos EUA, o estudo calculou que o prejuízo pode chegar a 100 dólares por ano (veja a tabela). Dizem eles que o Wii, da Nintendo, é o que consome menos (16 watts) – até aí, nenhuma novidade. O problema é que os dois games concorrentes – PlayStation 3, da Sony, e XBox 360, da Microsoft – consomem demais: 150W e 119W, respectivamente. E não oferecem ao usuário a opção de acionar o desligamento automático. Fui checar com o pessoal da Microsoft Brasil, e eles garantem que a versão brasileira do XBox oferece essa opção no menu.

De qualquer forma, a Ecos e o NRDC querem que os fabricantes incluam esse recurso automático nas próximas versões dos aparelhos. Vamos ver o que eles dizem. Enquanto isso, você aí que gosta de jogar tanto que até esquece a hora de comer, pode dar a sua pequena contribuição desde já: é só desligar seu console quando para de jogar. Simples, não?

Aos interessados, este é o link para o estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *