Categories: Uncategorized

E os nossos japoneses…

Estive hoje na Semp Toshiba, onde conheci pessoalmente Caio Ortiz, novo vice-presidente da empresa. Para quem não sabe, Ortiz é um dos principais publicitários do País, co-fundador da agência Fischer&Justus, de Eduardo Fischer e Roberto Justus, que foi fundamental no desenvolvimento da propaganda brasileira nas décadas de 80 e 90. Ortiz, que já havia trabalhado na Semp Toshiba, foi chamado de volta por Affonso Hennel para reestruturar o marketing da empresa.

E já começou a trabalhar, montando uma equipe extremamente profissional e criando – junto com a Talent – uma campanha institucional para revigorar a marca. Embora seja muito identificada com a Toshiba japonesa, a Semp Toshiba é uma empresa nacional (60% pertencem à família Hennel e 40% aos japoneses). Sempre foi muito fechada, e até conservadora, embora trabalhe há anos com a Talent, de Julio Ribeiro, que é uma das agências mais criativas do País. O famoso bordão “nossos japoneses são mais criativos que os deles” pegou de tal forma que ficou difícil associar a Semp à Toshiba.

Agora, dando força à marca STI (que vem de “Semp Toshiba Informática”), a empresa pretende dar um salto em termos de comunicação e marketing. Num momento em que muitas empresas se recolhem com medo da crise, não deixa de ser uma boa notícia.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

5 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 semana ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago