Categories: Uncategorized

Futebol vende tecnologia?

Três empresas do setor eletrônico brigam para estampar, a partir de 2009, sua marca na camisa do São Paulo Futebol Clube, virtual tricampeão brasileiro. São elas: LG (a atual patrocinadora), Samsung e AOC. A Philips também estava na parada, e bem perto de vencê-la, mas teve que recuar após a saída de seu presidente, Paulo Zottolo, em outubro. Há ainda, correndo por fora, a poderosíssima Emirates Airlines, do Qatar, que já investe em clubes europeus e começou a operar no Brasil há pouco.

Até onde pude apurar, a Samsung tem grandes chances de “roubar” o São Paulo de sua maior concorrente, algo que vem tentando há uns três ou quatro anos. Os números: a LG paga anualmente ao clube R$ 16 milhões e seu contrato vence agora em dezembro (tem preferência na renovação). O São Paulo quer simplesmente dobrar esse valor, com o que a empresa coreana não concorda. A Philips chegou a oferecer R$ 27 milhões, valor que a LG não queria cobrir; não tivesse desistido e talvez a empresa holandesa a esta altura já fosse a escolhida.

Conhecendo um pouco da rivalidade entre Samsung e LG, dá para afirmar que ambas devem estar buscando todos os meios para ganhar a parada – uma derrota, no caso, pode ter até implicações políticas na Coréia, acreditem. A menos que os árabes resolvem abrir sua mala de petrodólares, minha aposta é que a decisão ficará mesmo entre as duas coreanas.

Agora, uma pergunta: será que colocar sua marca na camisa de um time vale tudo isso? Executivos com quem conversei a respeito acham que não. E eu concordo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago