Categories: Uncategorized

Quem acessar verá…

Numa iniciativa pioneira (que eu saiba), o UOL realizou hoje um encontro com seus parceiros e fornecedores de conteúdo. Fundado em 1996, o portal sempre foi o maior do País, registrando hoje nada menos do que 1,7 milhão de assinantes – e alguns milhões de visitantes únicos que não pagam, mas utilizam seus inúmeros serviços.

Foi interessante ouvir de especialistas que algumas idéias tidas como “verdades”, no mundo da web, começam a ser questionadas. Uma delas é que o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, o YouTube, é um fracasso comercial. Sim, milhões de pessoas – principalmente jovens – visitam o YouTube e colocam lá seus vídeos, numa evolução viral que não tem paralelo na História da tecnologia. E, no entanto, poucos anunciantes aceitam colocar ali suas mensagens, com receio de vê-las associadas a vídeos de mau gosto, preconceituosos ou (o que é a maior parte dos casos) de má qualidade.

É o mesmo problema que afeta as chamadas redes sociais. Lembro que anos atrás tínhamos um fórum de home theater (nada a ver com o atual HT Fórum), ancorado no prestígio da revista HOME THEATER, e tivemos que tirá-lo do ar quando descobrimos que alguns participantes estavam usando aquele espaço para vender equipamentos contrabandeados! As chamadas comunidades virtuais são ótimas para bater papo e trocar idéias (quando se tem tempo), mas ninguém ainda encontrou um jeito de ganhar dinheiro com elas.

Bem, nada disso, é claro, implica dizer que a internet não é a mídia do futuro – um futuro, aliás, cada vez mais presente. A migração de audiências das outras mídias, inclusive da TV aberta, para a web é um fato consumado. O aumento dos investimentos publicitários em mídias on-line é outro. Se o Second Life, tão badalado até o ano passado, está morrendo, existem dezenas de outros recursos de comunicação que só são possíveis através da internet.

Vamos aprender a usá-los.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago