Categories: Uncategorized

Os números da número 1

Interessante ler a entrevista que saiu hoje na Folha de S.Paulo com Michael Klein, dono da Casas Bahia. Os boatos são fortes no mercado, de que a rede estaria com problemas financeiros (pessoalmente, não acredito). Klein desmente, é claro, mas independente disso há vários números que ajudam a entender o sucesso da maior rede varejista do País. 

Números, segundo Klein:

*A Bahia deve vender este ano R$ 13,8 bilhões, cerca de 7% a mais do que em 2007. Seu lucro, no entanto, caiu pela metade devido ao aumento nos preços dos aluguéis e nos salários dos funcionários, além de o grupo estar pagando mais juros aos bancos.

*O grupo tem 550 lojas (250 próprias), 7 centros de distribuição, 60 mil empregados (sendo 20 mil vendedores) e 5 milhões de cartões de crédito.

*Possui hoje 29 milhões de clientes, dos quais 12 milhões vão às lojas todo mês e 8 milhões não têm emprego com carteira assinada. Sua renda média é de 3 salários mínimos.

*O financiamento direto aos clientes soma R$ 400 milhões por mês, a juros de 4,3% ao mês, em até 20 parcelas. O dinheiro vem do próprio caixa da empresa e também do Bradesco. Todo mês, a Bahia perde R$ 40 milhões com a inadimplência de clientes (atrasos de mais de 6 meses), ou seja, 10% da carteira, taxa que vem estabilizada há muito tempo. O limite de segurança seria de 13%.

*Nessas condições, está vendendo até o final do ano um total de 2,5 milhões de TVs e 700 mil computadores.

*Para 2009, a perspectiva de crescer mais R$ 1 bilhão foi suspensa, mas está mantida a abertura de 30 lojas no estado da Bahia, com investimento de R$ 24 milhões.

Segundo Klein, a atual crise nada altera nos negócios da empresa. Mesmo que aumente o desemprego, o impacto será pequeno. Sei não, estranho o homem dar entrevista abrindo tantos números assim. Parece conversa de quem está querendo vender. Afinal, temos de reconhecer, o sr. Klein é um grande vendedor.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago