Categories: Uncategorized

Os reis do marketing

No balanço da Cyber Monday, ou “2a. feira cibernética”, numa tradução atravessada, os americanos mostram que continuam com apetite para gastar. Foi o encerramento do feriado de Ação de Graças nos EUA, no fim de semana retrasado. Antes, eles tiveram a “6a. feira Negra” (Black Friday), que comentei aqui, com milhares de promoções e descontos absurdos no varejo em geral. O estoque que sobrou foi liqüidado na 2a. feira, através das lojas on-line. Vejam os números, segundo a empresa de pesquisas comScore, que diz levantar dados de 50 mil sites de compra:

*85 milhões de pessoas compraram pela internet naquela 2a. feira (01 de dezembro)

*72 milhões o fizeram a partir dos computadores que usam no trabalho (era dia útil)

*Às 15hs, os pesquisadores registraram um recorde de acessos: 6,7 milhões por minuto.

Segundo The Washington Post, as promoções foram ainda mais agressivas do que na Black Friday. A loja da Apple, por exemplo, estava oferecendo frete grátis para todo o país em qualquer compra! A associação Shop.org, que criou a Cyber Monday três anos atrás, detectou um curioso hábito dos americanos: sempre após um feriado prolongado, eles voltam ao trabalho mais dispostos a consumir. A facilidade de comprar pela web vem, portanto, a calhar para essas pessoas. “Muitos não gostam de enfrentar as longas filas e congestionamentos das lojas físicas”, explica Scott Silverman, diretor da Shop.org. “Ao verem tantas promoções, eles ficam mais ansiosos para comprar, e preferem a comodidade da web”.

Nem mesmo a crise atual impediu os americanos de irem às compras virtuais. O movimento foi 18% maior do que no feriado de 2007, segundo a Shop.org. Um fenômeno, como diz Raul Vasquez, diretor da loja online do Wal-Mart. “Os clientes passam o feriado pesquisando as melhores ofertas e acabam fechando suas compras na 2a. feira”.

Isso é que é marketing bem feito, não?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago