Categories: Uncategorized

Tempos modernos

Acabo de ler artigo de meu amigo Sami Douek sobre a degradação da qualidade sonora nas gravações musicais, um problema que surgiu quando se descobriu a compressão digital. Sami cita inclusive artigo de Robert Levine, na Rolling Stone americana, sobre os males que a compressão causa à música – qualquer música. É um tema interessante para discussão, sem dúvida. Lembro que quando visitei a B&W, na Inglaterra, John Dibb, engenheiro-chefe da empresa, me dizia que acha inútil a discussão sobre se o CD é melhor que o vinil, ou vice-versa. “O vinil também tem compressão”, lembrava ele.

Talvez possamos ressalvar que existem compressões e compressões. Assim como há gravações bem feitas e outras péssimas. Como também há ótimos músicos e outros… bem, nem tanto. Mas é fato que a digitalização, que torna a música mais acessível, elimina um dos principais fatores que determinam os bons hábitos musicais, que é a capacidade de discernimento. Tudo se equaliza por baixo, inclusive os ouvidos, e quem não está acostumado a ouvir música boa acaba tomando o baixo nível como referência. Infelizmente.

A propósito, acabo de ler também a notícia de que a Sound Advice, uma das melhores lojas de áudio e vídeo dos EUA, está fechando suas portas. Conheci a sede, em Miami, mas a rede toda tem 22 lojas, e durante um bom tempo foi sinônimo de alto padrão em produtos e serviços. Não suportou a crise, levada pela falência do grupo Tweeter, que havia adquirido a rede em 2001. Seguiu assim o exemplo da Tower Records, maior rede de lojas de discos do mundo, que ruiu no ano passado.

São notícias assim que deixam mais tristes os que apreciam a música de boa qualidade, reproduzida em equipamentos idem.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago