Categories: Uncategorized

Direitos difusos (de quem?)

Você já ouviu falar do CFDD: Conselho Federal dos Direitos Difusos? Pois é, eu também não. Mas é para lá que vai o dinheiro (ou parte dele) arrecadado com multas sobre crimes ambientais ou contra o consumidor. Pelo menos, é o que diz o site do Ministério da Justiça, a quem o tal conselho é subordinado. Se você quiser saber mais, acesse www.mj.gov.br/cfdd.

Mas, por que estou falando disso aqui? É que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) finalmente se pronunciou sobre a fusão entre a Oi e a Brasil Telecom. Foi autorizada a polêmica união entre as duas operadoras, desde que respeitadas algumas regras. Quem não respeitar, deverá pagar multa e o dinheiro será transferido para o tal CFDD. Que, teoricamente, ajuda a financiar projetos sociais e de proteção do meio ambiente.

Tudo muito bonito. Mas cabe a pergunta: quem vai fiscalizar? E como? O acordo estabelecido pelo Cade diz que a nova operadora só poderá adquirir futuras licenças com autorização especial. Diz ainda que deverão ser mantidos os atuais provedores de banda larga das duas operadoras, sem custo para o assinante, e que esses serviços terão que funcionar de modo independente entre si. Se o Cade demorar o tempo que normalmente leva para tomar uma decisão, o assinante pode ficar esperando sentado…

Aliás, nesta 5a. feira as operadoras de celular decidiram aceitar as condições da Anatel para financiar suas dívidas com a compra das licenças 3G. Poderão pagar em até 5 anos, com juros camaradas (em relação ao que os bancos normalmente praticam). Ou seja, nós, contribuintes, continuaremos pagando essa conta. E recebendo um dos piores serviços do mundo, segundo o Procon.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago