Categories: Uncategorized

Os números não mentem

Os principais fabricantes japoneses de eletrônicos divulgaram seus números parciais referentes ao ano de 2008. E, pelo jeito, quase ninguém está se salvando da crise mundial. A Panasonic informa queda de 4% nas vendas globais no terceiro trimestre do ano, enquanto a Toshiba relata que vendeu menos 7%. Pior é a situação da Pioneer, com 17% a menos, o que acabou resultando na demissão de seu presidente, Tamihiko Sudo. A Sony, como se sabe, anunciou dias atrás o corte de 16.000 empregos para se acomodar às vendas decrescentes. A Sharp, graças aos TVs LCD, é a única que comemora um aumento (12%).

A crise está forçando um reposicionamento das empresas japonesas, diz o jornal norte-americano Twice. Ninguém fala abertamente, mas o fato é que fusões e/ou aquisições estão no cardápio de todo mundo. A Panasonic deu o primeiro passo ao adquirir o controle da Sanyo, mas a Sharp já havia acertado ficar com a maior parte da Pioneer (aquela que inclui drives Blu-ray e memórias sólidas); ao mesmo tempo, Sony e Toshiba trabalham em conjunto no desenvolvimento dos TVs de led, que podem ser a grande saída para a indústria em 2009, já que seu custo de fabricação é menor.

O fato é que, depois dessa crise, ninguém mais será o mesmo.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

8 horas ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

1 dia ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago