Categories: Uncategorized

A avaliação do PVR

Como prometi, trago aqui minha avaliação pessoal do gravador digital da marca coreana Topfield, que está sendo lançado no mercado este mês. Como afirmei semanas atrás, trata-se do primeiro PVR lançado no Brasil, um conceito vitorioso nos EUA e com forte apelo junto ao consumidor que gosta (mesmo) de televisão. O melhor exemplo de PVR (Personal Video Recorder) é o TiVo, campeão de vendas nos EUA. A diferença é que exige assinatura mensal, dando direito a várias formas de streaming.

O Topfield é um aparelho independente, ou seja, desvinculado das operadoras de TV paga e projetado para uso com sinal digital de TV aberta. Você não precisar assinar nada, basta comprar o aparelho, instalar e usar. Entre as vantagens, além da evidente qualidade do sinal de alta definição, está o acesso remoto pela internet. De qualquer lugar, você pode acessar o que está gravado no aparelho, bastando para isso dispor de um bom computador e conexão veloz. A idéia é facilitar a vida de quem gosta de gravar seus programas e tem pouco tempo para assisti-los. Você armazena os conteúdos no disco rígido do gravador e assiste quando e onde quiser.

Vendo programas ao vivo, pode-se dar pausa e continuar depois; ou gravar dois canais ao mesmo tempo, enquanto se assiste a um terceiro. Outra comodidade: você coloca seu pen-drive e reproduz o conteúdo através do PVR – que, dessa forma, substitui o computador. Simples, não?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Bom Dia,
    Eu gostaria de saber se esse Topfield tem algum modelo que acesse tanto a tv digital terrestre como por satelite, ou seja, um modelo hibrido?
    Grato!

  • O Natal já passou, dezembro já está acabando e onde esta esse PVR? Não consigo entender como uma empresa perde a época de Natal para lançar um equipamento desses. Poderiam vender poucos pelo alto preço, mas ficaria na lista de desejos de muita gente. Lançamentos em outra época do ano perdem o impacto do Natal.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago