Categories: Uncategorized

Notebooks: a próxima onda

Até agora, o produto mais interessante que vi na CES foi o novo Vaio, o primeiro netbook da Sony (foto). Tive o privilégio, posso dizer, de ser um dos primeiros a pegar o bichinho nas mãos (vejam o vídeo). Deu vontade de não largar mais. Anotem: 700 gramas, GPS e 3G embutidos, tela de 8″. E as teclas nem são tão pequenas! O preço? 900 dólares, quando sair (já pode ser encomendado na loja sonystyle.com, mas o varejo americano em geral só deve recebê-lo daqui a alguns meses).

Esta CES está infestada de netbooks, que parecem mesmo ser a próxima onda. Seus irmãos maiores, os notebooks, já são maioria no mercado mundial de computadores – acabam de ultrapassar as vendas de desktops. Há até quem diga que daqui a uns dois anos não haverá mais computadores de mesa nas residências, apenas nos escritórios, mas por motivos de segurança, não de usabilidade (palavrinha horrível!!!). A maioria das empresas não quer nem pode dar notebooks a seus funcionários, mas para quem trabalha em casa a solução é perfeita: você leva seu “banco de dados” para onde quiser.

O problema, até outro dia, era o preço. Mas, depois que a Apple começou a fazer promoção com seus Macbooks, abriram a porteira. Os preços estão despencando, ainda mais com a crise atual. Os netbooks são uma conseqüência natural dessa descoberta por parte do consumidor. Contei aqui na CES nada menos do que 12 marcas diferentes (a maioria chinesas), e entre elas incluem-se os “donos” do segmento, como HP, Dell e agora Sony. Todas têm pelo menos um modelo de netbook.

Curiosamente, essas mesmas empresas também estão exibindo aqui notebooks enormes, com telas de 17, 20 e até 23 polegadas, que naturalmente não têm nada de portáteis. A idéia é que substituam mesmo os desktops como aparelhos de mesa, só que com maior flexibilidade para, por exemplo, o usuário levá-lo numa viagem de fim de semana.

Então, está dada a receita: para quem quer mais recursos e tela grande, notebook; para quem precisa de agilidade e portabilidade, netbook. E não se fala mais nisso.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago