Categories: Uncategorized

Vem aí a TV de células

Não estou falando de um futuro distante. Não. Aqui na CES, pudemos ver (e registrar em vídeo) a primeira demonstração do Cell-TV, ainda um protótipo, mas com boas chances de sair do forno até o final do ano. A Toshiba já havia mostrado a novidade na CEATEC do Japão, mas agora parece que as coisas caminham mais rápido. Segundo Yoshihiro Nishida, do centro de pesquisas da empresa, a tecnologia de células está tão avançada que já é possível fabricar, em escala industrial, televisores desse tipo a um custo razoável – bem, lançar no mercado é outra conversa.

Pelo que entendi, essa tecnologia funciona à base de células que levam boa vantagem na leitura do sinal que chega ao display, seja ele proveniente de um DVD ou de uma emissora. A identificação do sinal é tão rápida que torna possível captar (e reproduzir na tela) várias fontes ao mesmo tempo. Isso pode viabilizar uma das mais aguardadas aplicações da TV Digital, que é a multiprogramação. Na prática, o próprio usuário vai ser capaz de fazer a “sua” multiprogramação, inclusive em alta definição. 

Nishida explicou que é possível dividir a tela em até 48 janelas, cada uma mostrando uma imagem diferente. Podem ser, por exemplo, várias fotos que você tenha numa câmera, com esta ligada ao TV; ou os programas que estão sendo exibidos naquele momento em até 48 emissoras diferentes; ou cenas de filmes que você armazenou no computador (e, claro, ligando-o ao TV). O importante é a flexibilidade que esse recurso nos dá. Se você gravou um programa, por exemplo, pode “picá-lo” em 48 partes e exibi-las separadamente no TV, para escolher qual delas quer assistir.

Vimos a demo aqui na CES e realmente o TV fica parecendo um mosaico de imagens HD. “Vai acabar a distinção entre programa ao vivo e gravado”, prevê Nishida. “O processador de célula não os diferencia: reproduz tudo instantaneamente”.

Fantástico! Vamos ver quando poderemos por a mão nessa maravilha.

A propósito, este vídeo mostra uma das mais incríveis aplicações da tecnologia de células. Vale a pena ver.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago