Categories: Uncategorized

A velha infraestrutura…

Por três vezes, só nesta semana, tivemos problemas com a internet aqui em São Paulo. O fato vem se repetindo de modo irritante nos últimos meses, deixando à mostra um problema que, segundo muitos especialistas, tende a se agravar. Com o aumento do fluxo de dados circulando por meios digitais, os congestionamentos e blecautes devem se tornar mais comuns, já que a rede não é atualizada com a mesma velocidade.

Já comentei isso aqui, a propósito da inacreditável quantidade de vídeos que são despejados a cada minuto no YouTube (e nos sites similares de todo o mundo). De fato, é um problema mundial. Mas os apagões da internet, comuns no Brasil, têm outras causas. Nos EUA e na Europa, quando acontecem, são motivo de escândalo; aqui, não se vê nenhuma autoridade (alô alô, dona Anatel!) comentar as falhas das operadoras que comandam o sistema. Quase todas divulgam números estratosféricos de investimento, mas os blecautes continuam acontecendo.

Repetindo o que ouvi de um colega americano, isso só muda se os usuários decidirem, de fato, protestar contra esse péssimo serviço, e até boicotá-lo, usando para isso todas as armas legais possíveis. O problema é que, no Brasil, esses mesmos usuários, que sabem tudo sobre a novela das 8 ou sobre a última contratação do Corinthians ou do Flamengo, são incapazes de dizer, por exemplo, o nome do ministro da Educação. Brasil é cultura?

A propósito do You Tube, alguém pode explicar como se coloca tanta bobagem lá? O tal congestionamento digital poderia ser perfeitamente evitado se as pessoas se limitassem a registrar e postar somente vídeos que tenham algum grau de utilidade. Ou não?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago