Categories: Uncategorized

Quem cobre o quê!

Fiquei sabendo, quando estava viajando, de um repórter do Jornal da Tarde (SP) que foi demitido por ter publicado uma entrevista “de gaveta”. Esse é o jargão jornalístico para textos antigos que são utilizados como se fossem novos. No caso, o repórter usou uma entrevista de um ano atrás, sem informar aos leitores (nem a seus chefes) esse, digamos, pequeno detalhe. A entrevista saiu, e no dia seguinte o jornal pediu desculpas a seus leitores, informando que havia demitido a figura.

Cito o episódio para lembrar aos leitores que nem tudo o que se publica na mídia em geral é digno de crédito. Bem, até aí nenhuma novidade. Sabe-se há tempos que a imprensa brasileira não tem lá muita crebilidade junto à chamada opinião pública; isso, aliás, não é privilégio do Brasil. Mas o lembrete é especialmente válido numa cobertura como a da CES. Quem acompanhou o evento deve ter lido as notícias mais desencontradas, fruto de um mix de ignorância com má-fé de jornalistas e blogueiros. Houve gente que comentou o que não viu como se fosse a oitava maravilha da tecnologia! Um blog brasileiro fez a sua “cobertura” daqui do Brasil, sem tomar o cuidado de revelar isso aos seus incautos leitores. Li coisas como “a Sony acabou de lançar em Las Vegas”, como se o autor estivesse lá, ao vivo, no lançamento.

Já tive que cobrir eventos dessa forma, por necessidade, mas sempre que isso aconteceu o leitor ficou sabendo. Nestes tempos de internet, até que é fácil fazer uma cobertura virtual, e nem há nada de mau nisso – desde que o leitor fique sabendo. Infelizmente, isso nem sempre acontece.

Depois, perguntam por que a imprensa não tem credibilidade.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago