Categories: Uncategorized

Demissões, sindicatos e demagogia

Quando comentei aqui, tempos atrás, sobre a postura demagógica dos líderes sindicais brasileiros diante das demissões que começavam a acontecer na indústria, recebi algumas críticas. Tudo bem, estamos numa democracia. Agora, com as demissões se espalhando (e não só no Brasil, é claro), os sindicalistas dão razão ao meu argumento: para que serve um sindicato, se não para defender seus filiados numa hora de crise como essa?

Vejam o que aconteceu esta semana em Taubaté (SP). Uma pequena indústria fez acordo com seus funcionários para garantir o emprego de todos, desde que reduzindo a folha salarial por um período determinado. Tudo certo, o pessoal aprovou – claro, ninguém ficou contente, mas foi uma solução, digamos, emergencial. Aí, veio o sindicato local e brecou o acordo. Pela lei trabalhista brasileira atual, a entidade sindical tem esse direito. Então, ficamos assim:os trabalhadores querem, mas o sindicato não deixa. Puro surrealismo, considerando que o sindicato é sustentado por uma verba recolhida compulsoriamente dos salários dos trabalhadores, que nem têm a opção de deixar de contribuir, se quiserem.

Agora, o que dirão os sindicalistas se a empresa tiver que fazer demissões?

Esses pretensos líderes não fariam melhor se, por exemplo, pressionassem o governo a reduzir a tributação sobre a folha salarial das empresas? Este, sim, é o maior estímulo a demissões e o maior entrave à criação de empregos. Ou alguém acha que empresário se diverte demitindo?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Bem feito para os trabalhadores que escolhem seus políticos ligados aos sindicatos, pois assim seus delirios um dia viram leis.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago