Categories: Uncategorized

Quem tem emprego garantido?

O comentário anterior foi motivado por notícia que vi ontem na GloboNews. Mas, diante de tantas informações sobre demissões na indústria em geral, cabe também a pergunta: por que nossos sindicalistas não são iguais aos deles (digo, americanos, europeus e japoneses, por exemplo)? Tenho conhecidos na indústria de T.I. dos EUA que já antecipavam, desde o final de 2008, essa onda de cortes. O fato de a Microsoft ter anunciado nesta 5a. feira a primeira demissão em massa (5 mil pessoas) de sua fantástica história de sucesso é apenas circunstancial: pode ter sido a primeira de uma série!

Quase todas as empresas do setor de tecnologia vêm reportando balanços negativos, a maioria deles acompanhada de cortes. Isso é do capitalismo. Os acionistas das empresas (que em muitos casos são pequenos poupadores que investiram em ações lá atrás, quando os ventos eram melhores) exigem isso, e com toda razão. Cabe aos profissionais estarem preparados para a eventualidade de uma demissão, que nunca é confortável, mas faz parte da vida.

Um amigo brasileiro que trabalha no Japão me conta que sua empresa, fornecedora da Honda e da Toyota, foi obrigada a reduzir drasticamente os custos. Chamou os trabalhadores para um acordo. “Tivemos que aceitar, pois a alternativa era a rua”, diz ele. Aqui, os sindicatos querem que o governo obrigue as empresas a não demitir. Assim, garantem o recolhimento de seu sagrado imposto sindical, que sustenta suas mordomias. Espertinhos!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • È por isso que eu digo que no Brasil não existe comunista e sim Como Nisto

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago