Categories: Uncategorized

Demissões, sindicatos e demagogia

Quando comentei aqui, tempos atrás, sobre a postura demagógica dos líderes sindicais brasileiros diante das demissões que começavam a acontecer na indústria, recebi algumas críticas. Tudo bem, estamos numa democracia. Agora, com as demissões se espalhando (e não só no Brasil, é claro), os sindicalistas dão razão ao meu argumento: para que serve um sindicato, se não para defender seus filiados numa hora de crise como essa?

Vejam o que aconteceu esta semana em Taubaté (SP). Uma pequena indústria fez acordo com seus funcionários para garantir o emprego de todos, desde que reduzindo a folha salarial por um período determinado. Tudo certo, o pessoal aprovou – claro, ninguém ficou contente, mas foi uma solução, digamos, emergencial. Aí, veio o sindicato local e brecou o acordo. Pela lei trabalhista brasileira atual, a entidade sindical tem esse direito. Então, ficamos assim:os trabalhadores querem, mas o sindicato não deixa. Puro surrealismo, considerando que o sindicato é sustentado por uma verba recolhida compulsoriamente dos salários dos trabalhadores, que nem têm a opção de deixar de contribuir, se quiserem.

Agora, o que dirão os sindicalistas se a empresa tiver que fazer demissões?

Esses pretensos líderes não fariam melhor se, por exemplo, pressionassem o governo a reduzir a tributação sobre a folha salarial das empresas? Este, sim, é o maior estímulo a demissões e o maior entrave à criação de empregos. Ou alguém acha que empresário se diverte demitindo?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Bem feito para os trabalhadores que escolhem seus políticos ligados aos sindicatos, pois assim seus delirios um dia viram leis.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

4 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

1 mês ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

1 mês ago