Categories: Uncategorized

Invasão de privacidade?

O lançamento do Google Latitude, tipo de GPS em celulares que permite rastrear onde está o usuário, está causando polêmica internacional. O diretor da ONG Privacy International, Simon Davies, anda dizendo que a novidade abre a porta para a bisbilhotagem em escala global e para a introdução de um “super-Big Brother” que enxergaria tudo e todos!!!

Já houve críticas ao próprio Google Maps, que segundo o governo da Índia, por exemplo, ajudou terroristas a detonarem o atentado na cidade de Mumbai, em dezembro. Assim como há gente que condena a internet pela ação de pedófilos e pornógrafos. Como no passado acusavam a televisão de ser responsável pelo aumento da violência…

É como na velha piada: basta tirar o sofá da sala que tudo se resolve. A tecnologia vive sendo acusada de problemas com os quais nada tem a ver. Se um traficante detido num presídio de segurança máxima usa o celular para falar com seus comparsas, a culpa é do celular? Ou da operadora?

A tal invasão de privacidade denunciada contra o Latitude é um evidente exagero. Até porque o sistema pode ser configurado pelo usuário. Se você não quiser que saibam onde está, é só digitar algumas teclas no celular. Ou, como diz a Google, pode até enganar todo mundo: configure o aparelho para indicar que você está no trabalho quando na verdade está… bem, isso é problema seu.

Este vídeo do YouTube mostra alguns recursos do novo localizador.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago