Categories: Uncategorized

O ranking dos cabos

Um dos problemas mais freqüentes que encontro em projetos de home theater e redes residenciais é o mau uso dos cabos e conectores. Para gastar menos, ou às vezes por serem leigos em tecnologia, muitos usuários acabam fazendo suas conexões com os cabos errados e, assim, prejudicando o desempenho de seus aparelhos.

Uma idéia interessante para ajudar a corrigir o problema vem da empresa Discabos, fabricante nacional que criou um “ranking” para diferenciar cada tipo de cabo. Claro, se você é especialista no assunto nem precisa ler, mas para a maioria dos mortais podem ser informações bem úteis. O ranking classifica as variedades de cabos e conectores segundo a sua capacidade de transportar sinais de áudio e vídeo sem perdas e com melhor proteção contra interferências.

Só para relembrar, a ordem é esta: 1- HDMI; 2 – DVI; 3 – SVGA; 4 – Componente; 5 – S-Video; 6 – Video Composto; e 7 – RF.

É bom não esquecer que, dentro de cata categoria, existem cabos e cabos. Hoje em dia, inclusive, está se tornando comum a falsificação de marcas conhecidas. Na revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, já fizemos alguns testes que deixaram claro que acabou aquela conversa de que “todos os cabos são iguais”. Estamos agora realizando um teste comparativo entre cabos HDMI, e em breve teremos novidades.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

15 horas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago