Categories: Uncategorized

Smartphone na escola

Meses atrás, comentei aqui sobre o uso indiscriminado de celulares nas escolas brasileiras, até mesmo dentro das salas de aula. Realmente, um absurdo! Pois bem, agora leio no excelente site americano Cellular News uma notícia que, se levada adiante, pode virar uma revolução no ensino de modo geral.

Educadores da Universidade de Michigan (EUA) estão fazendo testes em duas escolas com o uso intensivo de smartphones para auxílio dos estudantes. O programa chamado Mobile Learning Environment (em tradução livre, “ambiente de aprendizado móvel”) inclui vários softwares que permitem aos alunos fazer desenhos, mapas, gráficos e animações na telinha do celular. Além disso, é possível navegar por determinados sites de pesquisa, integrando os conteúdos localizados às lições convencionais dadas pelos professores.

Melhor ainda: o programa já foi licenciado para cerca de 40 mil usuários em vários países, sempre para uso em palmtops ou smartphones, através da empresa Soloway, especializada em soluções de tecnologia para educação. “O futuro está apenas começando”, diz Elliott Soloway, criador do software. “Os aparelhos móveis vão estar cada vez mais conectados. E serão o papel e o lápis do futuro”.

Pode ser exagero, mas o site GoKnow! dá uma boa idéia do que esses caras já estão fazendo na área educacional. Quando perguntaram ao dr. Soloway se não seria mais fácil instalar computadores nas salas de aula para os estudantes compartilharem, ele respondeu de modo bem simples: “E por acaso alguém compartilha seu lápis”?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

14 horas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago