Categories: Uncategorized

Notebook roubado? Não desista.

Notícia que vi hoje no site Info Online revela um trabalho interessante da empresa NotePolice. Eles dizem ter desenvolvido um software especial para rastrear notebooks roubados. O serviço chama-se “Notebook Guardian”. Por R$ 90 mensais, o cliente da empresa manda instalar um software oculto e tem direito a apoio judicial no caso de seu aparelho ser roubado. Quando o ladrão liga o notebook à internet, o software se comunica com a NotePolice, informando o IP da conexão. Sem saber, o espertinho estará então sendo procurado e – se tudo der certo – localizado e preso. Segundo a empresa, o software rastreia aparelhos em qualquer lugar do mundo, mas o serviço só funciona se o computador roubado estiver no Brasil.

Melhor de tudo: se em 60 dias o notebook não for encontrado, eles devolvem o dinheiro já pago.

Esta é daquelas notícias tão boas que é difícil de acreditar que seja verdade!

Menos surpreendente, ainda dentro do assunto notebooks, é esta que circulou hoje na imprensa: o mercado cinza de notebooks voltou a crescer. Em 2008, os aparelhos contrabandeados representaram 35% de todas as unidades vendidas no País, segundo a Receita Federal. Não sei como é feito esse controle, mas é fácil de ver, pelas máquinas que circulam por aí (inclusive as comercializadas pela internet), que o produto nacional não está com essa bola toda.

A informação foi prestada pelo IBL (Instituto Brasil Legal), criado por fabricantes de diversos setores para monitorar a pirataria e o contrabando. Segundo Edson Vismona, presidente do IBL, em 2008 a Receita registrou um total de 152.537 notebooks entrando no País; só que, pelas contas dos fabricantes, foram vendidos 728.972 aparelhos! Por onde teriam entrado os outros 576.435?

Veja aqui a notícia completa.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago