Categories: Uncategorized

Contra qualquer protecionismo

No momento em que ativistas no mundo inteiro defendem medidas protecionistas dos governos para proteger seus empregos, merece aplausos a postura da CEA (Consumer Electronics Association), que na última sexta-feira divulgou comunicado contra eventuais leis protecionistas do governo Obama. Como se sabe, há hoje uma acirrada disputa nos meios políticos e empresariais dos EUA, com forte apelo nacionalista. A idéia – que Obama acatou, em parte – é criar mais barreiras aos produtos importados e à contratação de trabalhadores estrangeiros, dando prioridade ao que é americano.

A campanha ganhou o nome de “Buy American” e conta com forte apoio de sindicatos (sempre eles!), empresários e políticos, principalmente os republicanos, que querem porque querem tumultuar a nova administração. Em meio à maior recessão das últimas décadas, Obama tende a aceitar parte dessas pressões. O pacote financeiro aprovado pelo Congresso na semana passada (e que o presidente ainda precisa assinar) inclui medidas como a obrigatoriedade de se usar aço, ferro e produtos manufaturados produzidos no País em todo projeto de obra pública.

A CEA antecipou-se à decisão de Obama e mandou o recado: é contra qualquer tipo de protecionismo! “Isso sinaliza para nossos parceiros comerciais que os EUA estão voltando aos velhos tempos do nacionalismo econômico”, diz o comunicado da entidade. “Em vez de estimular a economia, esse tipo de medida só irá causar retaliações e poderá custar milhares de empregos dentro do País”.

E conclui: “Se fecharmos nossas fronteiras ao comércio internacional, vamos agravar ainda mais a recessão mundial. E isso no futuro irá se voltar contra nós mesmos”.

Infelizmente, idéias protecionistas estão em discussão em vários países. Não sou economista, mas de tudo que já li a respeito aprendi uma coisa: protecionismo nunca fez bem a país nenhum. Espero que Obama não caia nessa.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago