Categories: Uncategorized

Biografia de um homem só

Durante a viagem a Portugal, terminei de ler “Música, Ídolos e Poder”, autobiografia de André Midani. Para quem não se lembra, Midani foi provavelmente a figura mais importante da música brasileira sem ser músico. Claro, não se pode comparar um executivo de gravadora com um artista, mas Midani, pelos cargos que ocupou e principalmente por sua interação com os músicos mais importantes do País nos últimos 40 anos, merece estar presente em qualquer antologia da MPB.

Vale a leitura para quem gosta de música, e também para quem se interessa em conhecer os meandros dessa indústria trilionária chamada show-business, que já ergueu e derrubou tanta gente. Só lamentei que o autor tenha interrompido seu relato justamente em 2006, quando ficou claro que a internet estava fulminando o modelo de negócios em que se baseou a indústria da música. Talvez ele tivesse alguma idéia sobre o tema, como dá a entender no subtítulo do livro: “Do vinil ao download”.

Mas não, nenhuma palavra a respeito. Aliás, é algo bem típico dos artistas brasileiros, como o próprio Midani insinua em alguns trechos do livro: fingem-se de mortos, como se nada do que está acontecendo tivesse a ver com eles. Enquanto isso, a banda vai passando.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago