Categories: Uncategorized

Ações da Blockbuster despencam…

Num único dia, as ações da Blockbuster na Bolsa de Nova York caíram 86%! Tudo porque a bem informadíssima agência de notícias Bloomberg soltou a notícia de que o grupo contratou uma empresa especializada em falências. Uau! Isso é coisa séria. Claro que a Blockbuster desmentiu, mas a reação da Bolsa mostra que o mercado não acreditou no desmentido. Eles vão ter que trabalhar duro agora para desfazer a impressão de que estão quebrando.

Só para lembrar: a Blockbuster é a maior rede de videolocadoras do mundo, com 7.500 lojas espalhadas por vários países (as do Brasil não pertencem ao grupo, foram adquiridas em 2007 pelo grupo Garantia, também dono da Lojas Americanas e do site americanas.com). Mesmo com tantos pontos de venda, a Blockbuster – que foi um fenômeno de crescimento nos anos 90 – vem amargando prejuízos seguidos. Simplesmente, as pessoas estão deixando de alugar filmes. Ou melhor, alugar discos, o que é bem diferente.

E a maior culpada, mais uma vez, é a internet. A Netflix, que lançou o serviço de locação online, tornou-se um fenômeno ainda maior do que foi a Blockbuster. É uma das poucas empresas americanas que, pelo menos por enquanto, está a salvo da crise. Como competir com alguém que oferece mais filmes, a preços mais baixos, e com a facilidade de dois ou três cliques? É o dilema que aflige hoje todo o segmento de home video, incluídas aí as distribuidoras que representam os estúdios de Hollywood.

Está na cara que esse pessoal precisa aprender a trabalhar com a internet. E rapidinho. É a única saída. Para quem ainda tem dúvidas, recomendo este artigo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago